DESCRIÇÃO HFA
Há Festa na Aldeia é um projeto de desenvolvimento rural dinamizado pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia, em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local.
Assenta a sua estratégia na teoria da mudança, um processo que propõe a dinamização dos lugares através dos seus habitantes, contrariando a tendência de promoção turística desincorporada da sua gente, associações locais e municípios.
Ao tradicional juntamos temperos novos, contemporâneos, que lhe conferem um sabor mais fresco, renovado. Deste modo, cumpre-se o objetivo de reforçar economicamente estas regiões, promover o emprego e a competitividade da região, desenvolver o turismo e melhorar os serviços sociais e culturais, sempre com foco na valorização dos patrimónios rural, natural e paisagístico.
O ciclo de festivais apresenta, com um evento- âncora em cada aldeia, os resultados do trabalho realizado ao longo do ano.
A marca HFA mostra o que de melhor se faz nestes territórios: a descoberta do património, gastronomia, artesanato e música regionais, a provar que o que é nacional é mesmo bom - sobretudo as pessoas, as que fazem e acontecem, as que visitam e todas as que se entregam em gesto de amor.
O reconhecimento como IIES - Iniciativa de empreendedorismo e Inovação Social, que valida projetos que apostam em soluções inovadores na resposta aos problemas sociais, vai permitir replicar o projeto em outros territórios.
Até ao momento, e desde 2013, o HFA aconteceu em Areja (Gondomar), Burgo (Felgueiras), Castromil (Paredes) Couce (Valongo), Figueira (Penafiel), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira), Ul (Oliveira de Azeméia) e Vilarinho de S. Roque (Albergaria a Velha).
Com o apoio do Portugal Inovação Social – Parcerias para o impacto, seremos doze em 2018.
Assim, consolidando o passado, expande-se e promove-se uma aposta sólida no futuro.
PRINCÍPIOS GERAIS
O Há Festa na Aldeia está assente numa metodologia de co-construção para animação de uma estratégia de desenvolvimento da aldeia a partir da dinâmica de um Grupo de Trabalho, constituído com a comunidade.
Os princípios
Identidade
Compromisso com a comunidade, construção de uma ideia colectiva para a aldeia
Envolvimento
Garantir o compromisso da população na construção do projecto, estimular o sentimento de pertença
Legado
Assegurar o futuro, tornar a iniciativa sustentável
Rede
Partilha de recursos e boas prácticas entre as várias aldeias da rede